quarta-feira, 27 de abril de 2016

TARAUACÁ: SINTEAC REÚNE GESTORES ESCOLARES PRA DISCUTIR PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO


a tarde desta terça feira, 26/04, a direção do Sinteac de Tarauacá, se reuniu com gestores municipais das redes estadual e municipal de ensino para ouvir o que eles estão pensando sobre o processo de municipalização do ensino de até o 5º ano e estadualização do 6º ano ao ensino médio, que está em curso no município.

Representantes do governo estadual e municipal reuniram-se recentemente para a constituição de um Comitê Representativo que terá o papel de acompanhar as discussões sobre o processo de mudança começou a ser debatido no ano 2013 e agora em 2016 deve avançar, para inciar, de fato, em 2017.

Pela proposta que até então tem sido discutida entre os governos, as escolas da Rede Estadual de Ensino receberão os estudantes do 6º ao 9º ano, das escolas do município e a Rede Municipal de Ensino deverá receber os alunos do 1º ao 5º das escolas Estaduais. No Acre, o Município de Rio Branco já passou por esse processo e atualmente o ensino é. Até o 5º ano do fundamental é administração pelo município de Rio Branco. As demais classes, são geridas pelo Governo do Estado.

Para o presidente do Sinteac, Professor Eurico Paz, o papel do Sinteac nessa questão é representar sua categoria e promover o debate nos principais fóruns do município, especialmente envolvendo as comunidades escolares. "Ainda há muita falta de informação e, obviamente, resistência de alguns gestores. Por essa razão, o Sinteac os chamou para conversar, ouvir o que eles estão pensando e tentar intermediar o debate junto aos órgãos responsáveis", disse o presidente. 

No final, ficou encaminhado que em breve será realizado um seminário com a participação de todas as equipes gestoras e conselhos escolares  das escolas do município e do estado, Sinteac, Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Estadual de Educação, sobre essa temática. 
 
Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOVERNO DO ACRE UNIFICA PAGAMENTO DE SECRETARIAS E CAUSA INDIGNAÇÃO NOS SERVIDORES

Agência do Banco do Brasil em Tarauacá Implantada pelo governo anterior, a data para a pagamento dos servidores estaduais é o último ...